Conferência Municipal de Saúde reúne cerca de 500 participantes em Itabuna
Com cerca de 500 participantes começou hoje no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC) a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Itabuna que traz como tema central de discussão “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. A solenidade de abertura contou a presença do secretário municipal de Saúde, Eric Ettinger, que representou o prefeito Claudevane Leite, e de secretários municipais, vereadores, dirigentes de associações de moradores e representantes da sociedade civil.
No discurso de abertura o secretário Eric Ettinger falou sobre a Conferência como momento decisivo para saúde, pois abre discussões para a melhoria de um setor em que a população tanto busca serviços de qualidade. “Aqui serão discutidas e aprovadas às propostas que serão apresentadas na Conferencia Estadual de Saúde e consequentemente na Nacional. Então, este é momento em que o povo pode ativar a voz e pontuar as necessidades que já foram bastante discutidas nas pré-conferências. É bom lembrar que as propostas aprovadas na Conferência Nacional de Saúde serão colocadas em prática nos próximos quatro anos”, afirmou.
Durante dois dias serão discutidos quatro eixos temáticos: acesso, equidade e integralidade para cuidar bem das pessoas; financiamento público e relação público/privado; a participação social e a representatividade do controle social no controle social no SUS; e gestão do trabalho e da educação na saúde. Para a agente comunitária de saúde Tâmara Souza, delegada eleita na pré-conferência do bairro Santa Inês a população precisa agir e colocar suas necessidades neste momento, pois quem conhece a realidade são os que diariamente esbarram nos problemas.
“As pessoas tem que entender a importância da participação, pois é nestes eventos que temos voz para apontar sugestões, para se resolver os problemas. Não adianta reclamar para o vizinho, para o colega de faculdade. Temos mais é que saber reclamar ao participar nos momentos certos. Estamos mal acostumados em só apontar o problema e não ajudar a resolvê-lo. Com a participação direta se muda a realidade”, ressaltou.
De acordo com presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josevaldo de Jesus Gonçalves, os palestrantes convidados irão abordar temas centrais que despertarão soluções. Entre os temas está Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde, que tem como palestrante Antônio José Costa Cardoso. No eixo temático da Participação Social a palestrante será Joilda Rua Cardoso e reformas democráticas e populares do Estado que terá como palestrante o secretário de Tecnologia e Planejamento, Wenceslau Júnior. “Esperamos nestes dois dias apresentar e aprovar sugestões que possam ajudar o município”, explicou